sábado, 25 de abril de 2009

A decoreba já vai tarde: o vestibular pode acabar.

O vestibular tradicional está acabando. Mas isso é bom ou ruim?




Em 1911, boa memória era sinônimo de inteligência. Até dá para entender. Naquela época, quando o governo brasileiro tornou o vestibular obrigatório para universidades públicas e particulares, conhecimento era coisa para poucos. Ter um baú de informações na cabeça já permitia a qualquer um ser pelo menos um bom profissional. Então não era surpresa que os vestibulares se preocupassem em testar basicamente a capacidade de memorização.
Um século e muita decoreba depois ela continua sendo uma habilidade louvável, mas não é nem nunca foi a mais importante – só a mais fácil de testar numa prova. Coisas fundamentais, como o raciocínio e a criatividade, ainda são menos levadas em consideração do que deveriam na hora de selecionar quem entra na universidade. Não é de espantar, então, que muita gente deseje a morte dos testes tradicionais. E não é desculpa de estudante burro: o próprio Albert Einstein dizia que a obrigação de decorar fórmulas foi a maior, e mais inútil, tortura pela qual passou na vida. Por isso mesmo todo mundo interessado no assunto vibrou quando o Ministério da Educação anunciou uma nova versão do Exame Nacional do Ensino Médio para substituir e unificar as provas das universidades federais. A exemplo do Enem antigo, ela promete exigir muito mais análise e raciocínio lógico do que informação bruta a ser decorada. Está aí a solução para o tormento?
Vamos ver. O MEC admitiu que inspirou-se no americano SAT (sigla em inglês para Teste de Medição Escolar), que é aplicado 7 vezes por ano (por enquanto aqui é só uma, mas a ideia é alcançar 7 também). Em duas versões: uma de raciocínio, que avalia matemática, leitura crítica e redação, e outra que testa o aprendizado de matérias específicas – física, história etc. Ambas reconhecidas pela qualidade das questões, que obrigam o aluno a de fato raciocinar. Mas a grama do vizinho não é tão verde assim. Apesar de bem formulado, o SAT é o terror mais profundo dos estudantes. Igualzinho ao que ocorre aqui, existe por lá toda uma indústria de cursinhos especializados em dicas e macetes para que os alunos se saiam bem nas provas. E há quem garanta que são necessários anos para esquecer o trauma do exame.
Os chineses que o digam. Por lá, a pressão para se sair bem em uma prova semelhante, que também é unificada e ocorre uma vez por ano, é tão forte que o vestibular está entre as causas das altas taxas de suicídio no país, de até 3,5 milhões de pessoas por ano.
Na Dinamarca, a prova simplesmente não existe: o que conta são as notas obtidas durante todo o ensino médio. Se o curso pretendido é engenharia, os examinadores levam mais em conta as notas do candidato nas aulas de matemática. Se a ideia é cursar letras, não tem muita importância ter passado raspando em química por 3 anos. Um sistema correto, mas também desesperador: quem é bom, mas repetiu o 1º colegial por alguma bobeira de adolescência, pode se complicar na hora da seleção. Como não dá para voltar no tempo e mudar as notas, o jeito é mudar de país.
Quem sabe para a Argentina, a Bélgica ou a França. Nesses, o acesso é garantido sem vestibular nem currículo: basta ter um diploma de nível médio, pelo menos para entrar nas faculdades menos concorridas (é o que acontece na prática por aqui também, já que os “processos seletivos” de algumas das nossas particulares
permitiriam a matrícula de um babuíno). Mas o acesso automático não garante nada em alguns casos: na Argentina, ao fim do primeiro ano de curso, há uma prova para decidir quem segue na faculdade ou não.
Entre as universidades mais disputadas do mundo, o método é mais complexo. É o caso das que fazem parte da Ivy League, o grupo das 8 americanas de elite (entre as quais Yale, Harvard, Colúmbia e MIT). Elas até levam em conta as notas do SAT, mas também avaliam currículos, exigem cartas de recomendação, fazem entrevistas pessoais... até a personalidade do candidato entra em jogo. Tudo conta: participação em grêmio estudantil, viagem de mochilão, trabalhos comunitários...
Na Universidade de Colúmbia, por exemplo, o que os examinadores olham mesmo são os trabalhos que o candidato desenvolveu na escola nos 4 anos anteriores. Para conquistar uma vaga no MIT, entre outras coisas o aspirante precisa fazer uma lista das 5 atividades mais importantes que considera já ter feito na vida. E pode ainda optar por falar sobre isso ao vivo, em uma entrevista com um examinador da universidade, o que pode aumentar significativamente as chances de admissão.Tudo isso, por sinal, não existe só para o bem do aluno. Mas para o da própria instituição. Um diploma de Harvard foi importante para a carreira de Barack Obama. Mas ter formado um Barack Obama que virou presidente é ainda mais valioso para Harvard, pois aumenta o
prestígio que a universidade já tem. Daí a importância de uma seleção realmente precisa.
Mas claro que, por melhor que seja, o novo Enem não vai transformar nossas federais em Harvards. Será apenas mais justo que os vestibulares-decoreba de sempre. Mas, se você acha que isso vai deixar as coisas mais fáceis, pode tirar o gabarito da chuva. Neste ano, cerca de 5 milhões de estudantes vão concluir o ensino médio no Brasil, mas há menos de 300 mil vagas nas faculdades públicas, as mais concorridas. Nos 5 cursos mais disputados das 5 universidades top de linha, são só 1 300 vagas. Um baita funil, que vai continuar duro de atravessar. Além disso, não importa o quanto o vestibular, ou mesmo a educação como um todo, melhore: sempre vai haver um punhado de instituições preferidas por alunos, professores e pelo mercado de trabalho. O caso dos EUA é emblemático: entre as mais de 4 mil universidades de lá, só aquelas 8 são objetos de desejo para valer. E, se é numa das favoritas que alguém quer entrar, não tem jeito: vai ter que ralar para mostrar mérito. Ainda bem.

Créditos:
http://super.abril.uol.com.br/revista/265/materia_revista_451137.shtml?pagina=1

sexta-feira, 17 de abril de 2009

Que bicho você se parece? o.O


Olá! Bom sabe o que eu tava reparando esses dias? Que tipo, qualquer pessoa que vejo ou olho como queria, eu visualizo de outro jeito!
Como assim?
Tipo eu sempre penso -ahhhhhhhhh essa pessoa se parece com tal animal! Essa com aquele artista!
Sei lá, mas isso é meio loucura não acha?
Tipo Hannah Montana ou Miley Cyrus é a cara de um coelho! UAHUAHAUHA
e TEM UM CARA q faz academia comigo que é cara de um ator, aquele que faz sobrenatural? O loirinho? Pois é uahuahauhau...
80% das pessoas que eu vejo eu tento transforma-la em um bixo ou um artista!
auhuahuauha

Estado: Cansado/Meio Leso
Música: Falando em Miley Cyrus, apesar de não curti muito estou viciado em FLY ON THE WALL

quinta-feira, 16 de abril de 2009

Twitter!?

Oi gente...
passando rádinhoooo, bom entrei para a comunidade do TWITTER
http://twitter.com/iguinhocastro
para quem quiser entrar! Vamos ver no que vai dar rsrs

Estado: Gripado
Ouvindo: 3oh!3

quarta-feira, 8 de abril de 2009

Até próximo ano Big Brother


Ufa! A maratona acabou...
Só sair de casa quando acabar o BBB, só dormi quando acabar o BBB... Que coisa estranha, é praticamente uma novela!
Eu acompanho o BBB desde da primeira edição, quando vi a propaganda fiquei super animado, entrei até no site para fazer a inscrição, mas como era muitooo novo não pude claro! E fiquei na cabeça só no BBB9 =/
Minha irmã falou que o Big Brother lá fora era uma baixaria e que era para minha mãe me proibi de assisti, o que não aconteceu.
Bom acabei participando do BBB9, pois tive uma catapora e nem deu para gravar o video =/ não deu quem sabe próximo ano neh?
MAS E AE GOSTARAM DESSE ANO?
Eu gostei muito das novidades: muro, bolha, quarto branco... nossa cada semana uma emoção diferente!
Mas não gostei do vencedor -todos que venceram eu não gostava então para mim é normal-
Um cara que não era ele mesmo, só vivia para o jogo, que se limitava a falar coisas, pensava 10 vezes antes de falar, se mantia neutro não gostava de dar sua opnião ganhou? Além de se achar, ser protente e ter alta confiança que não era normal...
Enfim para mim ganhou a pessoa errada, para mim ele tava mais para vilão...
Sem deixar de citar, gente como assim a ANA saiu? Eu pensei serio mesmo que ela iria ganhar, estava torcendo para Josi, depois que saiu fiquei até torcendo para Ana, mas estou supreso até agora como assim?
Ouvi muitas pessoas dizendo FOI ROUBO e bla bla bla bla bla bla
Eu não acho, tipo a gente sempre sabe quem vai ser eliminado, não tem motivos da Globo querer trocar o resultado. Boninho o diretor do programa falou até em uma entrevista na semaana passada, antes do paredão MAX x ANA que achava que Max iria sair... Mas quando Ana saiu todo mundo ficou supreso...
EU acho que ela saiu por que tipo muita gente já achava que ela ia ganhar e pensou para que votar? Enquanto a torcida do MAX votou em massa... bom minha opnião, não vejo outra saída.
Mas acabou e pronto nos der uma folga até próximo ano e que eu esteja nele rsrs
e vamos culpar das nossas vidas rsrs

quinta-feira, 2 de abril de 2009

Um selinho [Selo 66]



Recebi este selo do Blog www.glaukitos.blogspot.com/
Brigado Glaukito desculpe a demora :D
Seguem as regras do meme/selo:

1. Linkar a pessoa que te indicou;
2. Escrever as regras do selo em seu blog;
3. Contar 6 coisas aleatórias sobre você;
4. Indique mais 6 pessoas e coloque os links no final do post;
5. Deixe a pessoa saber que você o indicou, deixando um comentário para ela;
6. Deixe os indicados saberem quando você publicar seu post.

Sobre mim:
1- Eu sou fã da Britney;
2- Vou entrar no BBB10 rsrs;
3- Adoro tomar banho de chuva;
4- Sou viciado em NET ¬¬;
5- Sou um sonhador;
6- E sou ciclopolar.

Meus 6 Indicados:

www.desastresdecaio.blogspot.com
www.where-youcan-findme.blogspot.com
www.oficioossosdo.blogspot.com
www.rogerssantos.blogspot.com
www.glaucosilva-glaukitos.blogspot.com
www.1quartodefarofa.blogspot.com/

e é isso! Bjo