sexta-feira, 9 de maio de 2008

Timidez? Faça como eu livre-se desse KARMA!!!


Eu sempre fui –ou melhor, ainda sou, mas estou bem menos- tímido! Falar com conhecidos na rua, expressar sua opinião na frente de uma multidão, falar com desconhecidos, fazer algo errando quando todo mundo está olhando para você, entre outras cosias... Isso sempre acontece... E uma pergunta que eu sempre fazia é porque a timidez acontece logo comigo?
Gente encontrei a cura!!! RS, ta bom mais ou menos, depende muito de você...
Os estudos indicam que a timidez aparece entre os cinco e sete anos de idade, porém, é na adolescência que realmente ficamos conscientes do medo que sentimos ao encararmos um grupo e, por isso surge àquela típica preocupação: o que será que pensam de mim?
Para tudo dá-se um jeito. A timidez pode ser crônica e, neste caso, você pode precisar verificar as causas para não sofrer mais, ou pode acontecer de vez em quando. Quem nunca ficou vermelho diante de uma situação?
Todos os seres humanos têm um pouco de timidez que depende muitas vezes das circunstâncias do nosso dia-a-dia. Este fator só se transforma em doença em casos extremos, inclusive, algumas pessoas procuram soluções passageiras como utilizar drogas ou tomar bebidas alcoólicas para se desinibir, acabando assim com o problema. Desta forma, em vez de ajudar, complica, pois quando o efeito passa e a pessoa tem de enfrentar as conseqüências que muitas vezes não são agradáveis.


Dicas para acabar com a timidez:
Se você fica tímido somente em alguns casos, existem maneiras fáceis de enfrentar, por exemplo:
*Se sua família vai celebrar o aniversário de alguém em um restaurante ou coisa do tipo, você deve se oferecer para ajudar na organização, na recepção dos convidados, comprar um presente, enfim, assim você vai se forçar a compartilhar uma conversa com diversas pessoas.
*Outra opção para não sofrer com a timidez é convidar uma pessoa da sua confiança para ir a sua casa; pode ser um companheiro de colégio, academia. O fato de você estar na sua casa já é uma vantagem para você conquistar segurança.
*Outra dica é você identificar suas afinidades como pintar, andar a cavalo, nadar. Depois, basta se matricular neste curso e começar a exercer a atividade de sua escolha, além disso, você vai ter mais contato social com os demais ao seu redor pelo simples fato de fazer algo de que você gosta.


Se você acha que as outras dicas são muito fraquinhas para te ajudar, siga os conselhos de alguns psicólogos.

1. Localize sua limitação real. Às vezes, a timidez não é permanente, ela só aumenta em situações específicas.
2. Não esconda seus defeitos, o melhor a fazer é encará-lo com bom humor. Para isso, nada melhor do que saber rir de si mesmo.
3. Se aceite como você é. Não tente imitar ninguém e seja SEMPRE você.
4. Encontre seu lado extrovertido. Por mais fechado que você seja sempre existe outro lado no seu interior que você pode encontrar.
5. Confie em si mesmo e nos demais ao seu redor. Quando te convidarem para festas, bate-papos e reuniões não invente desculpas para faltar. O melhor a fazer é respirar fundo e ir para o ataque. Observe o que você vai sentir neste momento.
6. Analise suas atitudes e depois escreva em um papel. Caso não fique satisfeito, escreva como gostaria de se sentir nessas situações. Desta forma fica fácil, quando te convidarem novamente, você saberá ao menos como gostaria de agir.
7. Se você se sentir mal fisicamente, tiver tonturas ou náuseas ao se relacionar com os demais, busque ajuda de um psicólogo. Ele poderá te orientar, fazendo com que você se dê conta de que as pessoas do seu lado não mordem.

E é isso galera lembre-se que o momento é agora, não deixe para depois o que você pode fazer agora. Eu depois de seguir algumas dessas dicas eu estou 50% melhor e vou chegar lá ainda!!! Mas para conseguir algo tem que ter força de vontade, no começo é sempre difícil. Tudo na vida é meio que difícil já imaginaram? Só se você teve a sorte de ter uma família rica RS... Então é isso! Beijo e inter!!

Créditos: terra, jovem feat. EU! rsrs

2 comentários:

Caio disse...

Cara, dei valor!!
Eu tb sou tímido, e já fui bem mais, mas com o tempo foi diminuindo. Acho q minha timidez é mais devido a insegurança, medo d dar algo errado.
Gostei mt das dicas, tanto das "fraquinhas" (q d fraquinhas n tem nd) e das dicas dos psicólogos!
mt bom msm!
Vlw e abraço!

Unknown disse...

A timidez é superada quando nos lembramos que temos valor, quando percebemos que o mais importante nao é que as pessoas a nossa volta nos ame mas sim que nós nos amemos primeiro...E a partir do momento que nos amamos nós ficamos tão radiantes que as pessoas se contagiam e passam a querer estar perto da gente.
A partir dai não é preciso mais forçar tanto a barra mas sim conservar essas amizades que vem chegando ate nós.
pessoas sao atraidas por outras pessoas. Pessoas gostam de pessoas que gostam de si mesmas e que gostam delas.
Logo, ame a todos e, principalmente se ame.Todos nós temos algo de bom que Deus nos deu de presente quando nos criou e lembre-se que ninguem é perfeito. Nao espere muito dos outros e eles nao esperarão muito de você.

Seja feliz,e, lembre-se, as relações humanas são algo muito bom, pois sem elas não poderiamos construir nós mesmos.

ah!!

gostei muito das dicas postadas..espero que você utilize essas dicas para estar buscando o seu ponto de equilibrio, pois "naõ é bom que o homem esteja só".
bjs e até segunda.